Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Cuide bem do umbiguinho

O cordão umbilical era o elo entre a mamãe e o bebê quando o pequenino ainda morava na barriga dela. Pelo cordão, a mãe alimentava seu filho com nutrientes e oxigênio. Ao nascimento, o cordão é cortado a uns dois centímetros da barriga do bebê, deixando esse bebê um pouquinho mais independente da mamãe.




Esse corte na ligação entre a mamãe e o bebê pode ser um dos motivos para que exista um grande medo na hora de cuidar do coto umbilical. Outro motivo é o medo da mamãe machucar o bebê. Quanto a isso as mamães podem ficar tranqüilas, o coto umbilical, que nada mais é que o pedaço do cordão que ainda ficou no nenê, não tem terminações nervosas e por isso não dói quando a mamãe mexer.

Os cuidados com o coto umbilical são de essencial higiene quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois de cair também. A região deve permanecer seca para agilizar a cicatrização e limpa para evitar infecção.

Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 25 dias.

Higiene é fundamental - O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga. Retire qualquer secreção que lá esteja e enquanto o algodão sair escuro, repita a limpeza com novo algodão. Utilize uma gaze para secar caso o coto fique molhado em excesso. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.
Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.
Não há com o que se preocupar na hora do banho. O coto umbilical pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro. Depois deve ser feito a secagem e limpeza.

Não é aconselhado utilizar faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região. Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical.
Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização. Um alerta: não use mercúrio ou merthiolate, pois intoxicam e, no caso o mercúrio, “camufla” uma possível intoxicação devido à cor avermelhada.
Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado.

Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado.
Pode surgir também uma protuberância abaixo do umbigo conhecida como hérnia umbilical. Dificilmente causa problemas e desaparece aos poucos, geralmente antes da criança completar cinco anos.


Dicas


A mamãe deve lavar as mãos cuidadosamente antes de fazer a higiene do coto umbilical e se possível fazer a limpeza do coto antes de trocar a fralda que pode estar contaminada pelas fezes e transportar germes para o coto.

Vale ressaltar novamente: mercúrio ou merthiolate estão proibidos na higiene do coto, pois intoxicam e disfarçam uma possível infecção devido à cor avermelhada do mercúrio.

Existem fraldas descartáveis com um orifício na altura do umbigo do bebê para não comprimi-lo e deixá-lo arejado.


O umbigo do bebê - via de vida, de mitos, de medos


Você recebeu do pediatra todas as instruções necessárias e já ouviu várias vezes que não é difícil, mas uma vez em casa com o seu bebê, ao ter que enfrentar sozinha o problema não consegue deixar de morrer de medo. Afinal, como tratar do umbigo do bebê?
Apesar de saber ser ele apenas um pedacinho que restou do cordão que ligou o organismo do bebê ao seu durante a gravidez e que em breve irá secar e cair, você não pode deixar de vê-lo quase como uma ferida que, ao ser tocada provocará dor.

A questão parece ser esta. O umbigo simboliza a dependência do bebê à sua mãe. Por ele o alimento, o oxigênio e quem sabe o amor e os sentimentos da mamãe são conduzidos. Cortar o cordão, significa delegar e acreditar na autonomia do filhote e poder vê-lo como outro. Um serzinho único e não mais parte da mamãe.

Antes, na época do cordão ligado, as coisa pareciam mais sobre controle. As trocas eram feitas de forma automática garantindo o bem estar do bebê.
Agora já aqui fora, com o cordão cortado, a ferida que restou nos faz lembrar a toda hora que, de nossa habilidade em ser boa mãe, dependerá a vida de alguém tão querido.
A ferida do umbigo é a ferida da separação. Simbolizando a perda do controle. Nunca mais o bebê será só nosso! Agora, ele está partilhado com o mundo...

Por isso parece tão difícil tratar do umbigo. Porque nos lembra que é tratar da vida!

Na verdade os cuidados não passam de higienização perfeita do local, tanto na primeira semana de vida, quando geralmente o coto umbilical seca e cai, como alguns dias mais, depois da queda, até a completa cicatrização da área.

Higienização da região significa mantê-la perfeitamente seca (para promover a cicatrização) e em rigoroso estado de limpeza (para evitar infecções).

A assepsia do local é realmente bastante simples e deve ser feita após o banho e a cada troca de fraldas, para o cordão não ficar molhado de urina. Com uma haste de algodão embebida em álcool, limpe a "raiz" do coto em toda a volta, segurando-o perpendicularmente à barriguinha do bebê. Retire cuidadosamente qualquer serosidade que aí se tenha formado. Ao terminar, observe a coloração da ponta da haste. Se estiver escurecida repita a limpeza com uma nova haste e faça isto quantas vezes forem necessárias até que a ponta de algodão se mostre inteiramente limpa sem quaisquer sinais de secreções.
E é apenas isso. O resto será providenciado pela própria natureza. O coto será ressecado, como que mumificado e se desprenderá sozinho. A cicatriz que fica no local deverá receber os mesmos cuidados até que também ela seque inteiramente dentro de mais uns três a quatro dias. Não use cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região.

Um comentário:

  1. o umbigo do meu bebe ja tem 17 dia e ainda nao caiu. ontem senti um mau cheiro nele, é entre o coto que ja esta desprendendo e a parte gelatinosa. me tire uma duvida, o que cai é so o coto, um pedacinho que fica escuro, ou a parte gelatinosa tambem. pois o coto esta quase caindo mais a parte gelatinosa esta firme na base do umbigo.
    um abraço

    ResponderExcluir